Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 12:01

APOIO AO CAMPO

Assistência agrícola e veterinária da prefeitura registrou 577 atendimentos em 2021

18 de Janeiro de 2022 ás 12h 48min, por Vanessa Kienen

A assistência agrícola e veterinária, do setor de agricultura familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, registrou de janeiro a dezembro de 2021, 577 atendimentos aos pequenos produtores de Sinop. Os serviços oferecidos são diversos, como o suporte médico veterinário, de engenharia agrônoma e técnico agrícola.

A assistência veterinária, presta atendimentos clínicos em animais de produção. Entre os serviços que são realizados gratuitamente estão: mochar bezerros, castração de bovinos e diagnóstico de gestação por palpação retal. Em torno do município o atendimento é realizado a propriedades com até 40 cabeças e na Gleba até 100 cabeças.

Outro serviço realizado pela equipe é a aplicação de vacina contra a brucelose. A aplicação é sem custo para o produtor. O único gasto que ele terá é com a aquisição da dose. Todo produtor que possuir bezerras na idade de 3 a 8 meses pode solicitar atendimento para vacinação das mesmas. O atendimento pode ser solicitado via telefone ou presencialmente.

O suporte da assistência agrícola é oferecido para pequenos produtores rurais da cidade com o objetivo de auxiliar o pequeno produtor com as demandas da propriedade. A orientação é quanto à amostragem de solo, recomendação de adubação, controle de pragas e doenças, manejo geral das culturas.

A assistência técnica agrícola pode ser realizada mediante atendimento presencial dos servidores técnicos da SEDEC e, caso necessário, podem ser agendadas visitas técnicas à propriedade do munícipe, conforme disponibilidade dos servidores.

Para receber esse atendimento de assistência técnica ou atendimento clínico, o munícipe pode fazer a solicitação pelo telefone ou presencialmente. Os atendimentos de caráter preventivo serão agendados, já os de atendimentos clínicos de urgência serão atendidos no mesmo dia, de acordo com a disponibilidade dos profissionais.

A secretaria conta também com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que é um serviço para o empreendedor que deseja se adequar quanto a questão sanitária da produção de alimentos de origem animal, comercializados dentro do município de Sinop. Inicialmente o munícipe deve procurar a SEDEC para orientações presenciais com a Veterinária e assim dar início ao processo de obtenção do Selo de Inspeção Municipal.

Serviços da Patrulha Mecanizada:

Os serviços de Silagem e Gradagem de Solo da Patrulha Mecanizada são condicionados aos pequenos produtores. Em 2021 foram 176 atendimentos. A solicitação é feita presencialmente, junto à recepção da secretaria, onde é preenchida uma ficha de serviço constando informações sobre o usuário beneficiado e o tipo de serviço prestado.

A realização do Serviço ocorre conforme ordem de chegada, disponibilidade de maquinário, condições meteorológicas e de acesso ao terreno, e cronograma de execução da Patrulha Mecanizada. Pode ser realizada somente se os débitos anteriores junto à SEDEC já estiverem sido quitados. O pagamento ocorre após a execução do serviço. Para tanto, o munícipe deve comparecer a SEDEC onde será preenchida da Guia de Solicitação para emissão de DAM (Documento de Arrecadação Municipal), o boleto após quitado deve ser apresentado na SEDEC.