Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 04:44

Agricultura

Agricultura familiar será destaque em estande da Prefeitura de Sinop na Norte Show 2022

16 de Abril de 2022 ás 17h 25min, por Vanessa Kienen

A Prefeitura de Sinop, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), participará da Norte Show 2022, que será realizada na próxima semana, de 19 à 22 de Abril. Cultivado há mais de dois anos, o espaço da SEDEC começou a ser preparado em meados de 2020, pelo técnico agrícola Valdir de Oliveira e a engenheira agrônoma Ivone Beatryz. A área experimental tem 256 metros quadrados e aproximadamente 50 variedades de chás e condimentos, como pimentas, manjericão, coentro, poejo, capim limão entre outros. 

De acordo com a engenheira a agrônoma Ivone Beatryz, o cultivo de especiarias é uma alternativa para o pequeno produtor, onde será apresentando as cultivares, formas de manejo entre outros. “Através de pesquisas percebemos que as indústrias locais trazem de outros estados esses produtos para serem apenas embalados aqui no município, assim mostraremos na prática a viabilidade de cultivar esses produtos” pontuou a agrônoma. 

O técnico agrícola Valdir de Oliveira ressalta que o projeto tem ainda um fim educacional, auxiliando no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. “A horta possibilita sentir vários aromas, sabores e texturas. Inclusive nós estendemos esse projeto, que começou na feira, para a Apae”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, a Norte Show é uma das maiores feiras do estado de Mato Grosso, e em parceria a pasta enaltecendo a agricultura familiar do município. “Na edição deste ano vamos apresentar para os agricultores um projeto-piloto para o desenvolvimento em pequenas propriedades, além dos produtos da agricultura familiar”, frisou o secretário.

Ele destaca que o prefeito Roberto Dorner participará do evento, participando do estande da prefeitura. A SEDEC realizará palestra junto com parceiros, no dia 21/04 com os temas: Os 10 passos de uma feira de bairro de sucesso e alimento seguro: Um guia para Feirantes.