Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Abril de 2024 - 21:44

2 PRÊMIOS

Sinop se destaca e é premiada no 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de MT

22 de Março de 2024 ás 13h 12min, por Daiane Stela
Foto por DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop se destacou no 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de MT, realizado no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá entre os dias 19 a 21 de março. O tema central foi o “Fortalecimento da gestão municipal para efetivar a universalidade, a equidade e a integralidade do Sistema único de Saúde (SUS), com 182 experiências selecionadas, deste total 12 delas classificadas para participarem da Mostra Nacional. 

Neste congresso Sinop inscreveu 13 projetos, dois deles premiados, sendo eles: “Implementação da AMI - Atendimento Multidisciplinar do Idoso: qualificando a oferta de serviços na Atenção Primária” e “O impacto da articulação entre Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica na mortalidade infantil”. E duas experiências receberam menções honrosas por mais dos projetos desenvolvidos na cidade, sendo eles sobre: “Organização da linha de cuidado dos portadores de doenças crônicas” e da “Vacina BCG implantada nas maternidades”.

A coordenadora da saúde da mulher, Dayane de Souza participou do evento e frisou a importância desse reconhecimento. “A conquista desse prêmio representa um reconhecimento especial pelo impacto positivo na redução das taxas de mortalidade entre as crianças, reflete os esforços dedicados ao longo de 2023, para inovar nas estratégias adotadas. E acima de tudo que o nosso trabalho reflita em ações que salvam vidas e promovam um futuro mais saudável para as gerações futuras”.

“Conquistar o prêmio de melhor experiência exitosa na saúde em Mato Grosso representa o reconhecimento pelo trabalho árduo e eficaz para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. Além de validar as inovações e práticas que contribuem significativamente para o avanço da área da saúde. Estamos muito felizes de sermos reconhecidos a nível estadual e ansiosos para apresentar nossas experiências a nível nacional” enfatizou a coordenadora da saúde do idoso e de doenças crônicas não transmissíveis, Karen Araújo de Souza Queiroz. 

Sirlei Castilho, coordenadora da rede frio também esteve no evento representando o município, e reforçou a importância dessas conquistas para a saúde de Sinop. “O projeto de BCG implantado além de ser um serviço prestado pela SMS para o município também abrange os municípios circunvizinhos, pois muitas crianças nascem nos hospitais da cidade, independente que seja de Sinop ou não, o município realiza essa vacinação. O reconhecimento é extremamente importante para as crianças, que é o que o Ministério da Saúde recomenda, que as crianças saiam vacinadas do hospital. Poder contribuir com o Estado para que outros municípios também tomem essa iniciativa tão importante é muito gratificante”.

O XXXVIII Congresso do Conasems, considerado o maior evento de saúde pública da América Latina será em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, entre os dias 30 de junho a 03 de julho, onde Sinop apresentará as duas experiências premiadas.