Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 07:23

COVID-19

Sinop não tem casos confirmados e oito são descartados

30 de Março de 2020 ás 21h 05min, por Visao Notícias com Assessoria

Relatório técnico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, no final da tarde desta segunda-feira, 30 de março, aponta que nenhum caso de coronavírus foi confirmado no município e oito pacientes tiveram a suspeita descartada.

Até o momento, 22 pessoas seguem sendo monitoradas com suspeita de coronavírus e aguardando resultados dos exames. Dentre esses pacientes, 20 estão em isolamento em casa e acompanhados diariamente pelas equipes da Secretaria e Vigilância Epidemiológica e dois estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI): um homem de 45 anos e uma mulher de 73. Por determinação do Ministério da Saúde, a partir do dia 30 de março de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop segue as novas normas técnicas adotadas pelo órgão federal e, inclusive, pela Secretaria de Estado de Saúde, para divulgação dos boletins diários de casos do Covid-19.

Tais normas determinam que não serão divulgados os números das pessoas que estão em isolamento por apresentarem sintomas de síndrome gripal LEVE.No entanto, todas essas pessoas estão sendo monitoradas pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica.

Atualmente, o Governo Federal já não mensura o número de casos suspeitos de Covid-19 no Brasil, mas sim os dados e notificações referentes à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - modalidade que engloba possíveis suspeitas de coronavírus e influenza, por exemplo.

Por determinação do Ministério da Saúde, este modelo de monitoramento permite um acompanhamento mais efetivo das hospitalizações e da gravidade de todos os casos que apresentem sintomas semelhantes ao do coronavírus, como são as pneumonias e as variações do influenza.

PROTEJA-SE

Como ainda não existe vacina contra o coronavírus, a única maneira de se proteger da doença é se prevenindo. Alguns cuidados básicos são extremamente eficazes para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus, como:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

-E ficar em casa o máximo possível, saindo somente em situação de extrema necessidade.