Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 06:07

Saúde

SAE capacita profissionais da saúde de cidades vizinhas

10 de Agosto de 2019 ás 11h 06min, por Assessoria
Foto por Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio por meio do Serviço de Assistência Especializada (SAE), realizou nessa quinta-feira (08/08) e sexta-feira (09/08) uma nova etapa de capacitações de testes rápidos para a identificação de infecções sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis e hepatites B e C), desta vez, destinadas a profissionais dos diversos setores da saúde municipal, como também dos Hospitais Regionais de Sinop, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte. O evento contou com aproximadamente 30 participantes.

De acordo o médico obstetra/ginecologista e coordenador do SAE, Walther Esteves Lima, preparar os profissionais da saúde é uma das formas de aumentar a oferta dos testes. “É necessário que todos – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros – estejam aptos a realizar as testagens para um diagnóstico precoce. Porque quanto mais cedo a pessoa for tratada, menor a chance de transmitir a infecção”, frisa.

Conforme a com a enfermeira Lucia Mendes Tomaz, o SAE preconiza a realização de ações. “Estamos sempre preocupados em preparar toda equipe para que nenhum cidadão deixe de fazer o teste quando necessitar, seja no SAE, na Unidade Básica de Saúde (UBS), ou em qualquer ambiente hospital”, explica.

Nos dias 11, 12, 18 e 19 de fevereiro as capacitações de testes rápidos foram ofertadas para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e odontólogos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).