Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Abril de 2024 - 18:43

AÇÃO

Saúde une forças para prevenir e promover saúde do trabalhador

29 de Abril de 2019 ás 18h 48min, por Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST), e da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), reuniu-se, na quinta-feira (25) com representantes de instituições como o 4° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares, 11° Batalhão da Polícia Militar, Instituto Médico Legal (IML), Concessionária Rota do Oeste, Detran, Gerência da Agência do INSS, Perícia Oficial e Identificação Técnica (POLITEC), Secretaria Municipal de Trânsito, Escritório Regional de Saúde com todas as vigilâncias, Gerência executiva do INSS, Epidemiologia Municipal, Conselho Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária Municipal.  

 

Segundo a responsável técnica do CEREST e VISAT, Leonice Guerreiro Campos, a ação objetiva unir forças com essas instituições para uma unificação de um banco de dados com informações relacionadas ao trabalhador acidentado e o estabelecimento de políticas públicas de saúde. “Queremos [CEREST e VISAT] unificar e formar uma aliança para consolidar as informações relacionadas a acidentes graves e até fatais com trabalhadores. E, com essa parceria, vamos ampliar conhecimento e informações e, desta forma, compilar dados de acidentes, principalmente de trânsito, que atualmente pode ser considerada uma epidemia”, frisa.


Do dia 23 a 25 da última semana, o CEREST de Sinop também recebeu uma capacitação, ofertada pelo CEREST Estadual, com foco em estratégias, para o melhoramento de notificações dentro do banco de dados. De acordo com o técnico do CEREST estadual, João Fernando, esse trabalho de monitoramento e suporte aos CEREST's municipais é periódico e as capacitações são realizadas conforme a necessidade observada em cada unidade.