Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Abril de 2024 - 15:39

COMBATE À TUBERCULOSE

Saúde reforça alerta aos sintomas e importância do tratamento precoce

21 de Março de 2024 ás 12h 42min, por Daiane Stela
Foto por DIVULGAÇÃO

No próximo domingo (24), é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, e a Secretaria Municipal de Saúde aproveita para destacar que o município conta com um Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase, que atende Sinop e a região Teles Pires. A unidade especializada desempenha um papel importante no atendimento e prevenção dessas doenças. 

Os sintomas da tuberculose podem variar, mas os mais comuns incluem tosse persistente por mais de três semanas, febre, sudorese noturna, perda de peso inexplicada e cansaço excessivo. É fundamental que qualquer pessoa que apresente esses sintomas procure atendimento imediatamente na Unidade Básica de Saúde mais próxima e faça uma avaliação. Após avaliação médica, se diagnosticado a doença o tratamento é iniciado, e se necessário o paciente é encaminhado para o Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase. 

Embora não haja ações específicas planejadas para este ano, é necessário lembrar à comunidade sobre a importância contínua da prevenção e cuidados em relação à tuberculose. O Centro realiza atendimento agendado de segunda a sexta-feira (com exceção dos feriados), das 7h às 13h. Oferecendo suporte e tratamento especializado, garantindo que os casos sejam tratados adequadamente, contribuindo assim para o controle e a redução da incidência dessas doenças na região.

De acordo com os dados, em 2022 foram diagnosticados 53 novos casos da doença. Já em 2023 foram 58 registros de tuberculose e neste ano, de janeiro até agora, já somam 15 novos casos registrados. É essencial reforçar a conscientização sobre os sintomas e a importância da detecção precoce e tratamento adequado.