Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 06:15

Reforço contra a Dengue

Prefeitura de Sinop contrata 30 novos agentes de combate às endemias

16 de Fevereiro de 2019 ás 09h 10min, por Da Redação com Assessoria
Foto por Assessoria

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a contração de 30 novos agentes de combate às endemias para atuarem no município durante o período chuvoso. De acordo com o coordenador do Centro de Endemias, Cesário Rocha, todos os profissionais passaram pela primeira capacitação ontem, sexta-feira (15).

"Precisamos prepará-los para dar início à primeira etapa de mutirões que começa a ser realizada na próxima semana", explica.

O coordenador esclarece que é importante aumentar a equipe de trabalho nesta época porque, assim como todos os anos, a incidência do mosquito transmissor da dengue aumenta em todo Brasil. 

Mesmo com uma relevante melhora no cenário epidêmico, a equipe de saúde continua se esforçando para diminuir ou até mesmo inibir estes casos do município. "São mais de 30 profissionais trabalhando todos os dias de casa em casa para prevenir e também fiscalizar a população, pois 90% dos focos estão dentro dos quintais das residências, em calhas e lixos domésticos", explica o coordenador.

Ele conta ainda que as visitas em postos estratégicos (borracharias, ferros-velhos, oficinas, entre outros) estão cada vez mais intensas, porque esses locais concentram grandes números de potenciais criadouros. E para maior controle, são feitos os bloqueios de casos.

Quando o Centro de Endemias recebe uma notificação ou solicitação de um novo caso ou apenas de uma suspeita de dengue, os agentes vão até a residência do paciente e realizam no local e nas redondezas uma pulverização, evitando assim que outras pessoas venham a se infectar.

Outra ação realizada pelo Centro de Endemias versa sobre as orientações dentro de escolas, igrejas, empresas e outros lugares diversos com grande concentração de pessoas. O trabalho é conduzido pelo setor de Educação e Saúde, que foi criado dentro do Centro de Endemias.

Atualmente, o município conta com 45 agentes, sendo 31 nas ruas realizando visitas em residências e pontos estratégicos diariamente. Com está contratação o Centro de Endemias passa a contar com uma equipe de 75 agentes.