Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 26 de Abril de 2024 - 14:01

CONTRA A DENGUE

Mutirões de limpeza mobilizam moradores em diferentes bairros de Sinop

20 de Janeiro de 2020 ás 08h 39min, por DA REDAÇÃO

Fim de semana de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti em Sinop. Em diversos bairros do município, ações realizadas como mutirões de limpeza, panfletagens, orientações e demais foram deflagradas. O esforço popular atende ao chamamento da Prefeitura de Sinop no sentido de alertar cada cidadão sobre sua parcela de contribuição na guerra contra a dengue no município. De janeiro a 12 de dezembro de 2018 foram notificados 2.458 casos da doença, das quais 722 confirmados.

No bairro Jardim Itália, a mobilização  uniu moradores das etapas 1, 2 e 3, bem como do Florença. A professora aposentada Matilde Stranfeld trabalhava desde as 7h de sábado no mutirão. "Acho uma ação muito importante, pois temos bastantes focos e é preciso mobilizar. Se eu fosse pensar que não há ninguém para ir comigo eu não teria participado do mutirão. Mas tem que fazer, participar", descreveu a participante enquanto depositava restos de plástico na caçamba fornecida pela Prefeitura de Sinop para que os moradores efetuassem o descarte de lixo.

Em pouco tempo de serviço, garrafas plásticas, vidros, restos de materiais diversos e que acumulam água, pneus e outros itens foram recolhidos pelos moradores que, um a um, percorriam as ruas do bairro Jardim Itália. "Essa aqui é uma das primeiras levas das primeiras viagens que estamos fazendo e do lixo que tiramos aqui da [rua] Roma, descreveu o morador William Weirich. 

No bairro Novo Jardim, teve força tarefa dos moradores com apoio dos agentes comunitários de saúde e de endemias. No bairro Aquarela, uma caçamba também foi deixada para os moradores fazerem o descarte de materiais que acumulam água. 

Diante do cenário da doença em Sinop, a Prefeitura criou uma força tarefa responsável pela formulação e estratégias de enfrentamento ao problema. Também foi deflagrada operação de mutirões de limpeza, iniciando por locais considerados mais críticos em termos de notificação. Só no bairro Violetas, mais de mil imóveis foram visitados em apenas dois dias de trabalho das equipes.  

"Esse esforço contra a dengue deve ser coletivo. A Prefeitura, sozinha, não tem condições de combater ao mosquito, pois a maior parte dos focos encontra-se dentro dos quintais e é de obrigação do morador realizar a limpeza e organização. De nossa parte, podemos notificar, mas sem essa consciência coletiva a guerra contra a dengue não surte efeitos", afirma Gerson Danzer, secretário municipal de Saúde.

DENÚNCIAS

A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.