Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 26 de Abril de 2024 - 23:49

SAÚDE

Laboratório Municipal implanta automação no setor de urinálise

25 de Janeiro de 2020 ás 15h 30min, por VISÃO NOTÍCIAS COM ASSESSORIA
Foto por VISÃO NOTÍCIAS COM ASSESSORIA

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Sinop (LAMAC), implantou automação no setor de urinálise, disponível através da tecnologia do aparelho FUS-2000 Urinalysis Hybrid. O exame de urina é solicitado para fins de diagnóstico e/ou prognóstico de estados fisiológicos e patológicos, o que auxilia o corpo médico na tomada de decisões terapêuticas.

Conforme a coordenadora do LAMAC, Neocimar Saraiva Correia, a implantação da rotina com este aparelho é de grande avanço para o município, já que a demanda se torna cada dia maior. “Temos um número elevado de amostras de urina tipo 1, com média de 200 exames por dia, e continuar realizando esse quantitativo manualmente torna o processo muito moroso, tanto na análise química quanto na análise sedimentoscópica. O aparelho vem para agilizar o nosso serviço e padronizar os resultados”, explica a coordenadora.

A farmacêutica bioquímica Ana Paula Muller explica que o equipamento instalado possui uma excelente reprodutibilidade na execução do exame. “Utilizando o aparelho temos menos interferentes analíticos, aumentando a qualidade, oferecendo uma técnica padronizada e, ainda, utilizando um volume menor de amostras. Normalmente, para urina se coletam entre 30 a 50 ml e, com o equipamento, conseguimos executar o exame a partir de 03 ml”, frisa Muller.

O aparelho está passando por uma verificação, na qual os resultados do equipamento estão sendo comparados para validá-los e toda equipe técnica da unidade está sendo treinada para que, nas próximas semanas, uma nova rotina seja estabelecida, já com a utilização do equipamento. Dessa maneira, o objetivo é proporcionar melhores resultados e uma entrega com maior agilidade à população.