Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 13:42

SAÚDE

Hospital Santo Antônio publica pela rede social paralisação de atividades para o SUS

09 de Fevereiro de 2019 ás 08h 21min, por Visão Notícias
Foto por Divulgação

Na manhã deste sábado (09) o Hospital Santo Antônio de Sinop usou as suas redes sociais oficiais para comunicar que estão paralisadas as suas atividades para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), pelo menos até que os repasses sejam pagos. A notícia não está sendo veiculada com satisfação, já que, vários serviços estarão sendo interrompidos e prejudicando centenas de munícipes de Sinop e Região.

Acompanhe a nota na integra.

Comunidade sinopense, é com tristeza que informamos a todos a suspensão dos serviços SUS do Hospital Santo Antônio em Sinop, o que abrange os atendimentos de obstetrícia, serviços de oncologia, UTI adulto e néo-natal e retaguarda de pacientes nefrológicos.

Não medimos esforços no sentido de buscar solução para que não tivéssemos que chegar a tal ponto. Entendemos a necessidade da transição de governo, porém os atrasos existentes com a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop do Contrato 069/2018, torna impossível a manutenção dos serviços, obrigando-nos a suspensão dos atendimentos até o recebimento dos valores, pois recebemos apenas valor referente a produtividade hospitalar do mês de setembro de 2018, assim, o acumulo são de outubro, novembro e dezembro/2018. Infelizmente não obtivemos resposta positiva na solução do problema e assim buscamos meios legais e ajuizamos uma ação liminar para que o Estado de Mato Grosso se manifeste e informe a previsão para os pagamentos em atraso, bem como tudo que se relacionar ao referido contrato.

Diante da necessidade financeira dos colaboradores, dos quais somos fielmente sensíveis a situação, bem como, diante da manifestação do SINPEN – Sindicato da Enfermagem de Mato Grosso, da possível paralisação dos profissionais de enfermagem, ficamos mesmo diante das inúmeras tentativas de solução, impossibilitados de não tomar tamanha atitude de suspender os serviços supramencionados.

Continuando a nota os diretores do hospital entendem a situação e pedem compreensão aos colaboradores. “Aos colaboradores, familiares e comunidade sinopense o nosso pedido de compreensão e força, para que consigamos garantir o que rege na Constituição da República no seu Art. 196. “A saúde é direito de todos e dever do Estado. ” Pois o nosso papel enquanto Fundação filantrópica é o de contribuir e facilitar e não o de ser único responsável pela garantia deste importante direito.

NOTA SOBRE PAGAMENTO DE PASSIVOS

No que diz respeito aos débitos de pagamentos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que o passivo atual é de mais de 400 milhões de reais entre fornecedores e repasses do Fundo Estadual para o Fundo Municipal de Saúde. De acordo com o Decreto Governamental de calamidade financeira do Estado, que visa auxiliar no restabelecimento do equilíbrio das finanças públicas, a SES-MT realiza a reavaliação, renegociação e contenção de todas as despesas públicas.

Entretanto, no que diz respeito especificamente ao Hospital Santo Antônio – processo nº637058/2018 e contrato nº 069/2018 –, há um bloqueio ativo da Justiça do Trabalho que impede a realização do pagamento. Apesar disso, o caso está sendo analisado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), de forma a garantir que a SES-MT adotará as providências devidas após a conclusão do parecer jurídico.

ASCOM | SES-MT

 

Mais informações em instante.