Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 03:58

HOSPITAL SANTO ANTÔNIO

Fundação de Saúde Comunitária de Sinop completa, hoje, 30 anos

03 de Agosto de 2019 ás 19h 22min, por Da Redação com Assessoria
Foto por Assessoria

O, então, bispo diocesano de Sinop, Dom Henrique Fröhlich, em 1988, por ocasião de uma viagem ao Rio de Janeiro, encontrou o médico alemão drº. Josef H. Wennemann, que estava no Brasil para palestrar em um congresso de ginecologia no Rio de Janeiro. O bispo falou da precariedade da saúde pública de Sinop e sensibilizou o médico alemão que, ainda naquele ano, decidiu visitar Sinop. Em Sinop drº Wennemann encontrou-se com mons. Karl Manfred Thaller e, juntamente com dom Henrique, idealizaram a edificação de um hospital filantrópico. Drº Wennemann é um reconhecido incentivador de ações na área da saúde em países em desenvolvimento.

No ano seguinte, em 03 de agosto de 1989 (exatamente há 30 anos), os três idealizadores, juntamente com representantes da comunidade, e através da Adestec Obra Padre Pio, criaram a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, necessária para promover a abertura do hospital filantrópico conhecido, hoje, como Hospital Santo Antônio. A Fundação é gerida por um Conselho Curador composto por 35 pessoas voluntárias de diferentes segmentos da sociedade sinopense. Com a doação de um enorme terreno pela Colonizadora Sinop, os primeiros tijolos começam a ser levantados para a construção do hospital.

O missionário Pe. Karl, tendo em mãos o instrumento jurídico e o espaço físico, começou a angariar recursos na Alemanha para a construção do hospital. Em outra frente, o médico alemão drº Wennemann fazia a articulação e com sua credibilidade motivou muitos benfeitores alemães a apoiarem a iniciativa e doarem recursos.

Apesar das dificuldades, a construção da obra teve celeridade, e no dia 23 de fevereiro de 1991 o Hospital Santo Antônio foi inaugurado.

O conceito de "saúde para todos" foi assegurado na Constituição de 1988 e o Sistema Único de Saúde – SUS foi regulamentado em 1990. Não obstante a isso, Sinop, através desses homens, já possuía um hospital filantrópico, fundado pela Igreja Católica, administrado por um grupo de pessoas de bem e apoiado por benfeitores alemães, com suas ações voltadas ao atendimento daqueles que não conseguiam pagar por saúde.

Dom Henrique morreu em dezembro de 2003. Padre Karl Manfred em agosto de 2015. Ambos viveram e promoveram vida e vida com saúde a Sinop e região, deixando o legado não só de fé, conduta, seriedade e compromisso social, mas em obra física, o que tanto necessitava a época, um hospital filantrópico essencial à saúde da população.

O Hospital Santo Antônio atende, hoje, mais de 68 municípios (uma região de 750 mil habitantes) e conta com uma enorme estrutura, sendo 160 leitos operativos, UTI e um moderno Centro Cirúrgico. Com uma equipe com 150 médicos e mais de 600 funcionários, a instituição de saúde atende uma média de 5,9 mil pessoas por mês no setor ambulatorial, realiza mensalmente uma média de 1,3 mil internações, 400 quimioterapias e uma média de 18 cirurgias dia. Além disso, cerca de 300 crianças são nascidas na unidade hospitalar. O Hospital é referência em neurocirurgia, traumatologia, oncologia clínica e cirúrgica, nefrologia, cirurgia bariátrica, pneumologia, UTI infantil e adulto, gravidez de alto risco e dispõe de um serviço de cardiologia de ponta (adulto e pediátrico), do básico ao avançado, com destaque o serviço de 24 horas de hemodinâmica (cateterismo cardíaco) e cirurgia cardíaca.

A Fundação de Saúde Comunitária de Sinop- Hospital Santo Antônio detém o reconhecimento de Utilidade Pública nas esferas: municipal, estadual e federal, sendo possuidor do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS) e o Ministério da Saúde, como reconhecimento aos atendimentos à pacientes com câncer prestados no Hospital Santo Antônio e a região norte, contemplou o hospital com a implantação dos serviços de radioterapia e braquiterapia. Um investimento de 11,5 milhões de reais. As obras já estão em andamento no hospital e com esses novos serviços, o Santo Antônio vai se tornar uma das unidades mais completas existentes no estado.

A ala de Oncologia foi construída pelo Lions Clube de Sinop, ainda em 2006, com doações de benfeitores de toda região Norte e somados com os esforços da Prefeitura de Sinop, investiram em leitos e equipamentos, para viabilizar o projeto e diminuir o sofrimento de pacientes do SUS. Credenciada pelo Ministério da Saúde, a ala de oncologia do Hospital Santo Antônio oferta, hoje, atendimentos ambulatoriais, sessões de quimioterapia e cirurgias e, tão logo, com a implantação dos serviços de radioterapia e braquiterapia, o Hospital Santo Antônio irá ofertar o tratamento completo.

O Santo Antônio é a maior unidade de saúde do Norte de Mato Grosso e uma das maiores do Estado. Referência para toda região, especialmente em alta complexidade, atendendo pacientes do SUS, convênios e particulares.

Nestes 30 anos, a Fundação tem conseguido manter o funcionamento do Hospital Santo Antônio, prestando serviços em saúde de forma humanizada, com capacidade de resolutividade, atendendo todos sem distinção, sendo uma estrutura moderna por promover saúde, e saúde de excelência!