Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Abril de 2024 - 07:38

SAÚDE

Em seis meses, CEM realiza mais de 2 mil procedimentos cirúrgicos

31 de Julho de 2019 ás 15h 04min, por Da Redação com Assessoria

A Prefeitura de Sinop, por meio do Centro de Especialidades Médicas (CEM), realizou, somente no primeiro semestre de 2019, aproximadamente 2.270 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais. Entre eles estão as remoções de tumores de pele, anexos, cisto sebáceo, lipoma, cantoplastia (cirurgia de unha), vasectomias, fulgurações, frenectomia, postectonomia, punção para esvaziamento, retirada de corpo estranho subcutâneo, tratamento xantelasma, cauterizações químicas de pequenas lesões e de lesões cutâneas, biopsias/punção de tumor superficial a pele, coleta de matérias para exames laboratoriais e curativos de graus I e II com ou sem debridamento (remoção de tecidos).

De acordo com o cirurgião geral do CEM, Valdecir Rezende, o município abraçou esses procedimentos para desafogar a demanda do Estado e deu muito certo. “Temos [equipe ambulatorial do CEM] realizado as cirurgias com êxito, principalmente, as de câncer de pele – que apresentam um crescimento considerável nos casos. E, dificilmente, precisamos encaminhar o paciente para a oncologia. Somente quando se trata de um caso avançado da doença, mas, no restante, tratamos todos no CEM, desde a retirada do tumor, até os retoques e reparos necessários”, explica o doutor.

O cirurgião conta, ainda, que mesmo com uma demanda bem extensa, a agenda está muito enxuta. “Estamos atendendo dentro da data programada, com tempo máximo de espera de 15 dias. O serviço acompanha, fielmente, a necessidade dos munícipes”, frisa.

Para o cidadão receber os atendimentos do CEM é necessário um encaminhamento via regulação, que é feito a partir de uma primeira avaliação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS).