Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 11:58

SUS

Conferência Municipal de Saúde será realizada em maio

23 de Abril de 2019 ás 17h 30min, por Da Redação com Assessoria

O Conselho Municipal de Saúde (CMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizará no dia 09 de maio, das 7h30 às 17h, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O evento objetiva abrir debates coletivos para a construção de propostas, visando à melhoria e a qualidade dos serviços de Saúde Pública no âmbito Municipal e Estadual.


Neste ano, o tema a ser abordado é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. De acordo com Presidente do CMS, Marcos Antônio Saltareli, é de suma importância que, além dos gestores e representantes da saúde, também compareçam ao evento toda a sociedade, inclusive entidades, movimentos sociais, associações, sindicatos, professores, vereadores, deputados e demais autoridades.

 

“É necessário que a população participe, para provocarmos um debate que aponte as principais dificuldades do sistema, e assim, posteriormente, elaborarmos propostas que visem melhorias a serem implantas no serviço da saúde”, frisa o conselheiro.


A Conferência é um espaço destinado à análise dos avanços e dos pontos a serem fortalecidos no SUS, propondo diretrizes para a formulação de Políticas de Saúde. Atualmente, é realizada de quatro em quatro anos. A última edição do evento em Sinop foi em 2015.


Conferências Municipais e Estaduais antecedem a Conferência Nacional de Saúde, que terá a sua décima sexta edição em agosto. Os eventos municipais e estaduais tratam do mesmo tema, que é previamente deliberado pelo Conselho Nacional de Saúde, e, em cada um, são discutidas propostas com vistas à aprovação nas esferas e a posterior apreciação em âmbito nacional, na Conferência Nacional.