Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 12:00

SAÚDE MENTAL

CAPS oferta terapia de música aos pacientes

29 de Maio de 2019 ás 20h 27min, por Assessoria
Foto por Assessoria

O Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CAPS) implantou este mês a oficina Música Terapia. Os participantes são os pacientes da unidade e, dois meses após o início das atividades, já é notável a evolução no tratamento nos participantes. De acordo com a coordenadora do CAPS, Amanda Machado Maciel, com a realização da ação os profissionais da unidade conseguem identificar nos pacientes sentimentos que muitas vezes não é dito durante as consultas, além de ativar positivamente a criatividade deles. 

“Com caixa de som, microfone e violão o pacientes ficam livres para cantarem o que tem vontade, seja gospel, rap, samba ou sertanejo. Com isso eles expressam suas dores e alegrias, facilitando que a equipe multiprofissional consiga trabalhar na área em que o paciente mais necessita, porque muitas vezes há um bloqueio e a pessoa em tratamento não consegue desabafar durante a consulta”, explica a coordenadora.   

O grupo é composto com aproximadamente 13 pacientes e a terapia é realizada todas as terças-feiras a partir das 14h.

O CAPS na saúde mental

Em Sinop, a atual unidade do CAPS vem exercendo um importante papel em âmbito da política de saúde mental. Operando no atendimento de cidadãos com diferentes transtornos, em situação de conflito mental, dependentes químicos e alcoólatras, a unidade tem à disposição uma equipe médica de dois psicólogos, dois psiquiatras, um psicopedagogo, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem que atendem desde uma simples consulta, até um tratamento mais avançado.