Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Abril de 2024 - 18:15

DISPUTA NA CAPITAL

Mendes aguarda calendário eleitoral para definir candidato do DEM

22 de Junho de 2020 ás 08h 18min, por CAMILA RIBEIRO
Foto por Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM) e os principais líderes do DEM aguardam uma definição da Justiça Eleitoral para decidir quem será o candidato do partido na disputa à Prefeitura de Cuiabá.

A aposta da sigla é que haverá o adiamento da eleição marcada em outubro e, consequentemente, a prorrogação dos prazos relativos ao pleito, a exemplo da desincompatibilização daqueles que ocupam cargos no Executivo.

“O governador junto com seu partido, seu grupo político, ainda não definiu quem é o candidato.  Mais à frente haverá uma reunião para definir esse nome em Cuiabá. Mas, primeiro, temos que aguardar esse novo calendário eleitoral”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

Carvalho é, inclusive, um dos cotados à disputa, caso ocorra a postergação do processo. Além dele, outros membros do secretariado de Mendes são opção.

“Havendo alguma mudança, temos os nomes dos secretários Gilberto Figueiredo (Saúde), Rogério Gallo (Fazenda), Marcelo de Oliveira (Infraestrutura), até meu nome está sendo cogitado. Mas há, também, pessoas fora do Governo, como o ex-deputado Fabio Garcia”, lembrou Carvalho.

Pela legislação eleitoral, aqueles que ocupam funções públicas no Estado como secretário e que têm interesse em concorrer nas eleições de outubro para prefeito deveriam ter deixado seus cargos até o último dia 4 de junho.

A persistir esse calendário, os principais nomes analisados pelo governador estariam impossibilitados de concorrer.

“Alguns secretários deveriam ter pedido afastamento, mas ninguém fez isso, porque estamos juntos para salvar vidas dos mato-grossenses e focados no combate à pandemia”, justificou.

“Agora, caso seja alterado o calendário, aí, sim, algumas pessoas podem colocar seus nomes. Isso, se houver viabilidade política e se houver um consenso também do DEM”, completou.