Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 19:24

COOPERAÇÃO

Comitê do Japão visita Sinop para conhecer o agronegócio da região

16 de Janeiro de 2020 ás 19h 14min, por Andressa Amaral
Foto por Sedec

As potencialidades de Sinop mais uma vez chamam a atenção dos olhos internacionais. Pela manhã desta quinta-feira (16), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, recebeu em seu gabinete uma comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) que vieram conhecer a região, suas potencialidades e o agronegócio a fim de realizar um estudo de logística e mercado para propor um programa de cooperação técnica.

Segundo Daniel Brolese, este grupo preocupado com a segurança alimentar global disponibiliza, através desta cooperação técnica, tecnologia de precisão e recursos financeiros. "É uma parceria com o Governo Federal para o desenvolvimento tecnológico, através da agricultura de precisão e soluções em logística. É muito importante este intercâmbio, pois este grupo é especialista em agricultura inteligente e disponibilizam uma cartela de financiamentos, para quem quer investir nesta área. Eles vieram buscar informações e conhecer as potencialidades da nossa região e este contato é muito importante para o nosso agronegócio", ressaltou.

O secretário apresentou as potencialidades do município como cidade polo em prestação de serviço, saúde, educação e do agronegócio para a macrorregião que engloba 32 municípios circunvizinhos. Os investimentos, que em breve acontecerão como o Ferrogrão, que vai conectar a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba, chamaram bastante a atenção da comitiva. Entretanto, os pequenos produtores e a agricultura familiar também estiveram em pauta na reunião, com propostas para desenvolvimento.  

De acordo com Nobuyuki Kimura, da JICA em Brasília, o trabalho proposto pela JICA, além de oferecer uma agricultura inteligente, é acompanhar toda a cadeia produtiva, desde a produção até a distribuição. "O nosso objetivo é contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Cada projeto é voltado para as necessidades específicas de cada região, mas voltados com a preocupação na segurança e na questão ambiental", informou.

Participaram da reunião o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural da JICA em Tóquio, Kota Sakaguchi; o Conselheiro em Agricultura da JICA Matriz, Yutaka Hongo; o consultor de Agricultura da empresa CKC consultoria, Isso Dojun; e, ainda, o representante Sênior da JICA no Brasil, Shinji Sato.

Em 2019, representantes da JICA também visitaram Sinop e participaram de reuniões com representantes da Prefeitura de Sinop.