Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 26 de Abril de 2024 - 13:06

POLÍTICA

Audiência Pública irá debater implantação da Escola Cívico-Militar em Sinop

27 de Novembro de 2019 ás 08h 16min, por DA REDAÇÃO

Na próxima quinta-feira (28), às 19 horas, será realizada a Audiência Pública para debater com a sociedade, a viabilidade de implantação da Escola Cívico Militar no município de Sinop. O evento solicitado contará com a presença do deputado estadual Silvio Favero (PSL).

Favero é autor da Lei 10.922 de 12 de julho de 2019, que implanta o Programa de Gestão Compartilhada Cívico-Militar do Estado de Mato Grosso. Segundo ela, o estado tem poder para criar ou transformar unidades escolares do Ensino Fundamental ou Médio, em Escolas Cívico-Militares.

A Escola Cívico-Militar, ao contrário da Escola Militar, é administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militares (CBM). O objetivo é transmitir educação baseada nos valores cívicos, patrióticos, éticos e morais.

Através da utilização de instrumentos educacionais incentivar ao civismo, o respeito às leis, aos direitos e deveres do cidadão e os ideais da família, além de diminuir a evasão escolar, baixo desempenho acadêmico e também baixar os índices de violência e criminalidade no ambiente escolar.

Dentre as atividades a serem desempenhadas está a execução do Hino Nacional, uso do uniforme próprio, palestras, ações culturais e musicais.

A lei vigente ainda determina que as vagas dessas unidades serão disputadas mediante processo seletivo anual. Do total das vagas serão resguardadas 20% para dependentes legais de militares e 5% para pessoas com deficiência(PcD).

A audiência será presidida pelo vereador Profº Hedvaldo Costa (PL), parlamentar que solicitou a realização do debate.