Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Abril de 2024 - 17:09

Policia

Operação apreendeu 13 armas de fogo e acessórios de uso restrito com investigados por lavar dinhe

24 de Março de 2024 ás 12h 04min, por Da Redação
Foto por Assessoria

Doze suspeitos foram presos em flagrante pela Polícia Civil de Mato Grosso, com 13 armas, além de  acessórios e munições de uso restrito durante as buscas da Operação Follow the Money, que investigação a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas em Sinop. 

A operação foi desencadeada na última quinta-feira, 21 de março, pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop, para o cumprimento de 136 mandados judiciais, entre prisões, buscas, sequestros de bens e bloqueios de contas bancárias autorizados pela 2a Vara Criminal da comarca local. 

Quarenta pessoas investigadas foram presas por força de mandados judiciais e 12 flagrantes registrados pelos crimes de tráfico de drogas, posse irregular de munição de uso restrito e posse irregular de arma de fogo. 
 



As equipes da Polícia Civil cumpriram os mandados em 11 cidades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. 

A investigação, coordenada pelo delegado Victor Hugo Caetano, apurou, ao longo de quase dois anos, a existência de um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas em Sinop com a utilização de empresas fictícias e também de empresas reais que dissimulavam o capital ilícito dando a aparência de licitude às transações ilegais. Uma farmácia em Cuiabá estava entre as empresas usadas pelos criminosos para a lavagem de dinheiro do tráfico

As investigações se desenvolveram a partir da apreensão de um carregamento com 400 tabletes de maconha, localizados pela Derf de Sinop em uma chácara na zona rural da cidade, em julho de 2022. A partir da localização da droga, a equipe da Derf de Sinop revelou o esquema de lavagem de dinheiro e identificou os envolvidos na cadeia criminosa. 
 


Os valores movimentados eram destinados também a manter a ostentação de familiares de líderes de uma facção criminosa, que se encontram custodiados na Penitenciária Central do Estado.

Apreensões 

Entre os materiais apreendidos durante as buscas da Operação Follow the Money estão 13 armas de fogo, oito carregadores de uso restrito e 150 munições. 

Os policiais civis apreenderam também R$ 9.513,00 em espécie e sete veículos durante o cumprimento das 57 buscas domiciliares. 
 



Quatro aparelhos celulares foram apreendidos nas celas dos líderes criminosos investigados, na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.