Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 00:10

MEIO AMBIENTE

Sinop ganha Sala de Situação para Brigada Mista Municipal

11 de Julho de 2019 ás 23h 20min, por Assessoria
Foto por Assessoria

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, e a Sinop Energia, é parceira do Corpo de Bombeiros na inauguração da Sala de Situação da Brigada Mista Municipal, ocorrida nessa quarta-feira (10), na sede do 4º Batalhão da Corporação. O espaço funcionará como uma central de monitoramento de dados e ocorrências relativas a focos de calor, queimadas urbanas e na área rural (que circundam o perímetro da cidade) e demais, efetivando a adoção e implementação de medidas e estratégias para mitigar as ocorrências.

De acordo com secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann, a Pasta realiza um intenso trabalho preventivo em Sinop, porém, a Sala é fundamental, por conta da ocorrência de incêndios no período de seca. O funcionamento será, exclusivamente no período de estiagem. 

“Nós [Meio Ambiente] fazemos a fiscalização dos terrenos para que não haja a ocorrência dos incêndios. Quando necessário, são lavrados altos de infrações tanto para queimadas urbanas, quanto para queimadas rurais. Entendemos que os danos não são causados apenas na natureza, mas, também, a saúde dos munícipes, principalmente de Idosos e Crianças. Para ajudar a combater as chamas, a equipe da Brigada Mista estará de prontidão”, frisa.

Em 2019, a Prefeitura de Sinop contratou sete profissionais brigadistas para atuar com prevenção e combate às queimadas, trabalhando de forma articulada com o Corpo de Bombeiros. Eles começam em 15 de julho. Dos agentes, um ficará lotado exclusivamente na Gleba Mercedes, em apoio à corporação militar naquela localidade.    

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Geovani Eggers, o apoio da Prefeitura é de suma importância nesse período. “Nos [Corpo de Bombeiros] reestruturamos a cada dia que passa, porque sabemos das dificuldades, principalmente, nessa época do ano com os incêndios florestais não só na área rural, mas, também, na área urbana. E, implantar brigadas municipais, é de fundamental importância para reforçar os atendimentos de ocorrências e, assim, agilizar os serviços”, explica.

Em caso de incêndios, os munícipes podem ligar no 193 do Corpo de Bombeiros.