Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 05:11

Mudança de Horário

Relógios deverão ser atrasados em uma hora à meia-noite

16 de Fevereiro de 2019 ás 10h 08min, por Visão Notícias com Mídia News
Foto por Divulgação

O mato-grossense deverá atrasar seus relógios em uma hora à meia-noite, na madrugada deste sábado para domingo, com o fim do horário de verão. 

Além de Mato Grosso, moradores de outros nove estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, também devem adotar o mesmo procedimento.

Com 105 dias de duração, o horário de verão 2018/19, que teve início em 04 de novembro do ano passado, foi o mais curto de todos.

De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, os estudos realizados em 2018 mostraram que a adoção trouxe resultados próximos à neutralidade em relação ao consumo e a produção do sistema elétrico.

O horário brasileiro de verão foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, pela primeira vez, entre 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.

Sua adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre sua aplicação ou não, e também por alterações entre os estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.

Este ano, o horário de verão foi encurtado - começou mais tarde. Antes, ele se iniciava no terceiro domingo de outubro. Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto que encurtou a duração do horário de verão, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o

primeiro e o segundo turno da eleição.

O Palácio do Planalto chegou a informar em 2018 que, a pedido do Ministério da Educação, a entrada em vigor do horário seria adiada para dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar provas do Enem, mas acabou decidindo manter a data de 4 de novembro.