Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 24 de Abril de 2024 - 19:27

EDUCAÇÃO

Prefeitura oferta cursos em linguagem de programação e produção de e-book

16 de Agosto de 2019 ás 14h 22min, por Da Redação com Assessoria

A Prefeitura de Sinop, por meio do Núcleo Tecnológico Municipal Maria Tereza da Silveira Gava, está com inscrições abertas para os cursos de Linguagem de Programação e de Produção de Livro Digital: E-book.  As capacitações, ofertadas de forma gratuita à comunidade, têm como público alvo estudantes do ensino fundamental (5º ao 7º anos) da rede pública municipal. As matrículas podem ser realizadas presencialmente junto ao NTM - Rua dos Angicos, 822, Jardim Imperial. O horário de funcionamento é o das 7h às 11h e das 13h às 17h. 

De acordo com a programação, as aulas serão ministradas na sede do próprio NTM, sempre às terças-feiras. Para o curso de Linguagem de Programação o horário é das 8h às 11h e o de Produção de Livros Digitais: E-book, das  14h às 17h. As atividades iniciam já na terça-feira, 20/08, mas ainda é possível participar. Para tal, basta procurar o NTM. 

O conteúdo programático estabelecido engloba ações tanto teóricas quanto práticas, mediante uso de materiais pedagógicos diversos. Na formação sobre Linguagem de Programação as aulas estão distribuídas ao longo de trinta horas de encontros presenciais semanais nos quais os alunos terão a oportunidade de criar seus próprios jogos, animações e interações a partir de diversas plataformas e programas, utilizando o modelo “clicar e arrastar” para escrever linhas de códigos que desenharão o seu programa, o seu jogo, entre outros.

Para o de Produção de e-book, ao todo, serão oito encontros de aulas teóricas que incluirão a apresentação dos sites, programas e plataformas e gêneros textuais ligados à cibercultura. O curso terá trinta horas de duração, divididas em vinte e quatro horas de aulas teórico-práticas e seis horas de exposição e divulgação do material produzido ao longo do curso pelos alunos.

Conheça, abaixo, um pouco mais dos cursos em oferta: 

 

 Curso de Linguagem de Programação

 Você já pensou como é feito aquele jogo maneiro que você adora? E aquela animação divertida da semana passada? Ou então, como o computador entende aquilo que eu quero que ele faça? Todas estas perguntas podem ser solucionadas com a mesma resposta: linguagem de programação!

Mas o que é linguagem de programação? A linguagem de programação é um conjunto de regras e códigos que formam um mapa que guia o computador a apresentar um software, logo, se você sabe “desenhar o mapa”, você pode fazer o seu próprio jogo, a sua própria animação e, porque não, o seu próprio programa de computador?

Nós estamos na era da tecnologia e informação, celulares, computadores, tablets e outros gadgets fazem parte do nosso cotidiano, e a tendência é que estes dispositivos e tecnologias tenham cada vez mais participação no nosso desenvolvimento social, político e econômico!

Então, saber comandar as “máquinas”, ensiná-las como elas devem funcionar para facilitar e melhorar as nossas vidas acaba por fazer-se necessário e nada melhor do que receber esse conhecimento desde criança, começando do básico da linguagem de programação para, a partir daí, desenvolver projetos mais complexos.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura e o Núcleo Tecnológico Municipal Maria Tereza da Silveira Gava vem disponibilizar o curso Linguagem de Programação com o intuito de difundir a programação para os alunos de 5º, 6º e 7º anos do ensino fundamental.

Cada aluno será um construtor de seu saber, montando e testando suas linhas de comando, buscando sempre solucionar os problemas encontrados com protagonismo e desenvolvendo, desta forma, o seu raciocínio lógico.

Curso de Produção de Livros Digitais: E-book

Se você gosta de ler, escrever e inventar as suas próprias histórias, sejam elas na forma de um anime, mangá, histórias em quadrinhos, fanfiction nós temos uma novidade para especial para você!

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura através do Núcleo Tecnológico Municipal Maria Tereza da Silveira Gava está ofertando, gratuitamente, o Curso de Produção de Livro Digital - E-Book para alunos de 5º, 6º e 7º anos do ensino fundamental.

O curso é voltado para o exercício da escrita de forma livre, através de dinâmicas que estimulem a criatividade partindo sempre da utilização de ferramentas tecnológicas como computadores, tablets, programas, sites e diversas outras plataformas, tanto on-line como off-line.

Em cada encontro semanal uma possível temática de escrita e ferramenta serão utilizadas na produção de textos pelos alunos.