Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Abril de 2024 - 19:40

HOMENAGEANDO VIDAS

Prefeitura lança memorial para homenagear vítimas da Covid-19

21 de Setembro de 2021 ás 12h 39min, por Roneir Corrêa
Foto por ASSESSORIA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável lançou na manhã desta terça-feira (21), no Viveiro Municipal Roque Canelli, o projeto “Homenageando Vidas”, um memorial às vítimas da pandemia do Novo Coronavírus. Para cada vítima será plantada uma muda de árvore que será identificada com o seu nome.

A secretária da pasta, Ivete Mallmann, informou que a área onde será edificado o memorial possui 15.000 metros quadrados e fica localizado no Jardim Curitiba próximo à Reserva R-1. A intenção é tornar a área uma espécie de praça, local de convívio e visitação pública. O plantio das mudas será realizado no período de chuva com auxílio das famílias das vítimas e servidores da prefeitura.

“Esse é um projeto construído a várias mãos. Uma junção de ideias propostas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) com o projeto Homenageando Vidas, instituído no estado; da Câmara de Vereadores onde o presidente Élbio Volkweis criou no dia 20 de março o dia para lembrar-se das vítimas da Covid e a vereadora Graciele trouxe a intenção de envolver as famílias enlutadas e a sociedade em atividades que lembrassem as vítimas o que culminou com a idéia da criação de um memorial que já estava em andamento internamente na secretaria e, hoje, estamos lançando esse projeto em um dia importante para o meio ambiente, data que celebra o dia da árvore”, comentou ela.

A área foi escolhida pelo prefeito Roberto Dorner (Republicanos) em conjunto com o Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano (ProdeUrbs). “Comprometemos-nos em cuidar desse local, que na minha concepção será um lugar sagrado para as famílias enlutadas, pois será uma área que as famílias das vítimas poderão freqüentar para lembrar-se de seus familiares e até de seus amigos que passaram com essa tragédia mundial”, explicou o prefeito.

Representando o Legislativo Municipal, o vereador Juventino Silva ressaltou a importância do projeto para toda comunidade e lembrou-se de cada brasileiro, matogrossense e sinopense que perderam a vida em decorrência da doença.

“A câmara agradece o executivo por ter acolhido as idéias apresentadas pelo legislativo em estar homenageando as famílias. No Brasil quase 600 mil pessoas, a nível de Mato Grosso, quase 14 mil pessoas e em Sinop 444 pessoas perderam a vida. Famílias perderam pais, mães, irmãos, eu perdi amigos. Então é uma iniciativa louvável em plantar 444 árvores homenageando as famílias. Isso vai eternizar os nomes em cada árvore” comentou o parlamentar.

Neste primeiro momento está programado o plantio de 444 árvores que correspondem ao número oficial de mortes em decorrência da doença, conforme atualização do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop.

Os secretários de Trânsito, major Joubert Sacramento; de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves; de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon; de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donatto; diretor de Cultura, César Muriana e, presidente do legislativo, Élbio Volkweis e a vereadora Profª Graciele  prestigiaram o evento.