Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 27 de Abril de 2024 - 10:20

OBRAS NA CIDADE E NO CAMPO

Prefeitura implanta sistema para melhorar oferta de água na Gleba Mercedes

21 de Março de 2024 ás 08h 39min, por Karoline Kuhn
Foto por ASSESSORIA

A Prefeitura de Sinop segue trabalhando para dar melhores condições de vida para toda a população, incluindo no campo, como na comunidade Agrovila, na Gleba Mercedes 5, onde está sendo instalada tubulação para facilitar a distribuição da água para as aproximadamente 100 propriedades existentes no local, substituindo as antigas mangueiras que eram utilizadas e ficavam expostas, por canos que fazem a entrega para cada casa. Os trabalhos estão avançados e a previsão é que na sexta-feira (22), o sistema já esteja em funcionamento. 

Para Lucimar Luiza de Souza, que mora na comunidade há cerca de 11 anos, essa mudança vai facilitar a vida de toda a população que já chegou a ficar sem água por alguns dias. “Podemos dizer que, agora, nós estamos no céu. Meu pai já usufruía dessa água com um pouco de sofrimento e, depois que eu vim para cá, os vizinhos foram aumentando, essa água foi diminuindo, uns fechavam o registro, outros cortavam a mangueira, muitas vezes a gente pegava até no córrego, tomava banho ali, difícil demais. Olha, chegamos a ficar cinco dias sem água. Muito sofrimento”, detalhou.

Além da canalização, a Prefeitura também está trabalhando – por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) - nas estradas e no apoio à agricultura familiar. “Estamos colocando a água na Gleba, na Agrovila e, temos nossas máquinas dando atenção aos nossos agricultores [da agricultura familiar] aqui da região, arrumando as estradas, as entradas de propriedades. Isso é muito importante. Estamos fazendo um grande trabalho dentro da Gleba Mercedes, coisas que nunca teve”, pontuou o prefeito Roberto Dorner que, nesta terça-feira (19), quando esteve visitando tanto as obras quanto a unidade de saúde da comunidade Agrovila.  

A visita do prefeito foi acompanhada pelo vereador e também morador da Gleba, Luís Paulo, que enalteceu os trabalhos que são desenvolvidos pelas equipes do Executivo Municipal para a comunidade local. “Tem sido muito importante esse trabalho da Prefeitura aqui na Gleba Mercedes. A gente fica muito feliz por estarmos vencendo mais uma etapa, que é essa dificuldade muito grande que os moradores da Agrovila estavam tendo, que é essa canalização da água, que vai beneficiar vários moradores ali daquela comunidade que tem sofrido já há anos, e a gente está presenciando aqui também a atenção das estradas”, destacou.

PREFEITURA NA GLEBA

Nos últimos anos, foram vários os trabalhos desenvolvidos pelo Executivo Municipal na região da Gleba Mercedes 5, importante área rural do município e que conta, ao todo, com aproximadamente 500 lotes. A região foi beneficiada pelo programa Arranca Safra, com serviços de levantamento com relação ao nível da água, compactação, substituição de tubos, cascalhamento e patrolamento, de aproximadamente 6,5km da estrada de acesso. A SEDEC segue presente no local, com a equipe técnica agronômica e veterinária, além dos serviços de patrulha mecanizada, que auxiliam na silagem e serviços de grade e manutenção de estradas. Somente no ano passado, por exemplo, foram 483 atendimentos só no assentamento.

Também foram feitas ações sociais, como a Prefeitura em Movimento e, de orientações específicas de saúde, trânsito e de educação, por exemplo. Na saúde, ainda, a Prefeitura ampliou a quantidade de atendimentos nas unidades de saúde do local. “Tem 27 anos que eu moro aqui e o que eu posso dizer sobre melhoria? Teve melhoria na saúde, na água na vila, que antigamente não tinha canalização, era só as mangueiras, então agora tem os canos e sexta-feira já vamos ligar. Então, já vamos ter uma melhoria. Antigamente o médico vinha só sábado. Hoje, a gente tem médicos três vezes na semana, duas nas vezes aqui na Agrovila e uma lá no Núcleo. Nós temos o dentista, que agora vem mais do que uma vez. [...] Então, eu vejo a diferença e cada dia está melhorando mais e mais”, destacou a moradora Aparecida Edilaine Kogler.