Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 05:19

PARCERIA

Prefeita, vereadores e juízes recebem projetos do novo Fórum de Sinop

15 de Fevereiro de 2019 ás 07h 36min, por Da Redação com Assessoria
Foto por ADEMIR SPECHT

A prefeita Rosana Martinelli esteve reunida com juízes, vereadores, engenheiros, arquitetos e empresários na tarde dessa quinta-feira (14) para receber os projetos da nova sede do Fórum de Sinop. Os trabalhos iniciaram no primeiro ano da gestão e o próximo passo é encaminhar um projeto de lei à Câmara de Sinop para alterações orçamentárias e, em seguida, a assinatura do convênio, para licitação e execução da obra.

"Recebemos um pedido dos magistrados e do Tribunal de Justiça para que fizéssemos a licitação. Então, enquanto município, fizemos a doação de uma área institucional para o novo Fórum e agora que fechamos todas as planilhas de projetos, convênio e financeiro, vamos celebrar esse convênio após aprovação de um projeto de lei, pela Câmara. Temos que alterar as peças orçamentárias, porque esses recursos são do Tribunal de Justiça, que entram no caixa da prefeitura e são destinados especificamente a construção do novo fórum", explicou a prefeita.

A construção da nova sede do Fórum de Sinop é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, Tribunal de Justiça, Câmara Municipal e a JMD Empreendimentos Imobiliários e Zellman, os projetos foram desenvolvidos pela Parthenon Engenharia e Arquitetura. A área institucional do município foi doada ao Judiciário, com aprovação da Câmara Municipal.

"É uma obra que consolidarão município de Sinop como a maior comarca do interior do estado em todos os aspectos. Sendo planejada para 30 ou 40 anos, satisfazendo todas as necessidades atuais e futuras, com todos os parâmetros estabelecidos pela legislação e pelo CNJ", destacou o juiz diretor do Fórum da Comarca de Sinop, Cleber Luis Zeferino de Paula.

A nova sede do Fórum de Sinop possui 12.666 m² com valor estimado para a obra de R$ 42 milhões, sendo os recursos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

"Hoje nós temos 12 varas no fórum atual e na obra serão 18 varas. Com tudo que engloba um grande Fórum. Será o segundo maior Fórum do Estado somente ficando atrás do de Várzea Grande. Foram mais de 200 horas junto ao Tribunal de Justiça, em Cuiabá, no qual discutimos juntos no que há de necessidade para o novo fórum. Na questão de espaços tanto para servidores como usuários. Todas as paredes são corporativas e podem ser remanejadas facilmente. Além de toda a questão de sustentabilidade", explicou o engenheiro responsável pelo projeto Miro Teodoro, da Parthenon.

O projeto engloba os 12.666 m², com toda a parte de estacionamento, tendo uma entrada do Tribunal do Júri e também do Juizado Especial.

Também participaram os juízes de direito Jacob Sauer e Walter Tomaz, os vereadores Joacir Testa (PDT) e Joaninha, representantes da JMD Empreendimentos e da Parthenon Engenharia e Arquitetura, o secretário municipal de Finanças Astério Gomes, o procurador geral Ivan Schneider e o diretor do Prodeurbs Paulinho Abreu.