Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 11:07

Capacitação

Peritos são treinados para aferir qualidade da rede de distribuição de água no Estado

16 de Outubro de 2019 ás 09h 36min, por Assessoria
Foto por Assessoria

Dois peritos criminais da Gerência de Perícias de Meio Ambiente e Engenharia Legal realizaram, nesta terça-feira (15.10), um treinamento junto à concessionária Águas Cuiabá. A finalidade é capacitar os peritos para atenderem a onze demandas de requisição de perícias do Ministério Público Estadual, para aferir a qualidade da rede de distribuição de água dos municípios do Estado. Eles também foram treinados para a manusear os cavaletes.

Segundo a perita oficial criminal Rosangela Maria Guarienti Ventura, durante o treinamento eles realizaram o acompanhamento das aferições para que possam reproduzir em campo. Os peritos aprenderam a utilizar equipamentos de medição de concentração de cloro residual livre, turbidez e coleta de amostra de água potável.

“Cloro Residual livre é a concentração mínima que a agua potável deve apresentar no sistema de distribuição para se evitar a contaminação por agente patógeno. Esta informação indica que esta água que estamos coletando está sendo tratada’’, explicou a perita. O treinamento foi realizado da Estação de Tratamento de Água São Sebastião.

A Gerência de Perícias de Meio Ambiente e Engenharia Legal funciona em regime de plantão, atende durante 24 horas. Atualmente, a Politec conta com sete peritos que atendem a capital e baixada cuiabana. Além de perícias de furto de água, a seção realiza perícias de furto de energia, acidentes de trabalho, incêndio - onde buscam determinar as origens, causas de morte por eletroplessão (descarga elétrica) ou desmoronamento, dentre outros.