Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 24 de Setembro de 2021 - 02:34

Vacina

Comitê revoga toque de recolher em Sorriso

30 de Julho de 2021 ás 16h 51min, por Da Redação

Após reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, realizada nesta manhã (30), o toque de recolher foi encerrado em Sorriso. Com isso, deixa de ser proibida a locomoção de cidadãos a partir de quaisquer horários.

Até ontem, de 1h às cinco horas da manhã, era proibida a locomoção de pessoas, com exceção de funcionários, prestadores de serviços e consumidores das atividades e serviços cujo funcionamento é permitido após à meia-noite, como o transporte de cargas e passageiros em estradas municipais, bem como outras situações específicas a serem analisadas pelas autoridades policiais responsáveis pela fiscalização.

Para acabar com o toque de recolher, o município levou em consideração a queda no número de novos casos confirmados e o avanço das imunizações contra a Covid-19.

Entre os dias 22 a 28 de julho, 121 novos casos positivos foram registrados. Os números refletem uma queda de 41,82% em relação à 29ª SE quando 208 casos haviam sido confirmados.

Contudo, alerta o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, é preciso manter os cuidados para evitar o efeito “io-iô”, como evitar aglomerações e fazer o uso das medidas não farmacológicas, como o uso da máscara e do álcool 70º.

De acordo com o prefeito, Ari Lafin, os estabelecimentos também devem cumprir com a legislação vigente observando o Plano de Contingência. “Entendemos que todos tiveram danos financeiros elevados durante a pandemia e essa é uma forma de iniciarmos a reversão desse quadro e criarmos mais possibilidades de renda e também vagas de trabalho”, pontua.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, frisa que caso algum estabelecimento faça eventos, deve ser observado o Plano de Contingência com ocupação de 50% do espaço; não pode haver danças; e a aglomeração continua proibida por lei. "Do mesmo modo, restaurantes e similares poderão abrir observando a lotação máxima de 50% do espaço e com distanciamento de mesas”, diz.

Oliveira também pontua que o trabalho de fiscalização, realizado em conjunto pelas forças estaduais e municipais, continua do mesmo modo que já vinha sendo realizado.

Nesta sexta-feira (30), 361 sorrisenses estão com o vírus ativo no organismo e até o momento. De acordo com dados divulgados até ontem (29) no Portal Localiza SUS, Sorriso aplicou 42.815 doses; sendo 32.159 de primeira dose ou dose única e 10.656 já de segundas doses.