Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Abril de 2024 - 07:23

CELEBRA SINOP

No aniversário de Sinop, Mexa-se fecha programação dos Jogos Olímpicos

14 de Setembro de 2019 ás 11h 50min, por Da Redação com Assessoria
Foto por ADEMIR SPECHT

A corrida e caminhada do projeto Mexa-se, criado através de uma parceria entre a UFMT/Sinop e o Rotary Club de Sinop, organizada conjuntamente com a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Sinop, fechou, na manhã deste domingo, 14/09, a programação esportiva deste mês de setembro e inserida às comemorações do aniversário da cidade. Na data em que se celebram 45 anos de fundação, dezenas de pessoas de diferentes idades mostraram que, independentemente de vencer, o que vale é movimentar o corpo 

Em 2019, o Mexa-se foi inserido ao Jogos Olímpicos, sendo a última das agendas do evento. Gerente de Esportes da Prefeitura de Sinop, Célio Garcia fala do sucesso da parceria com a UFMT e o Rotary para a promoção do Mexa-se. "Esse evento maravilhoso fecha as atividades do mês de setembro. A prefeita Rosana Martinelli nos sugeriu isso [fortalecimento da programação esportiva do município] e foi cumprido com muita maestria por toda a equipe. Esta foi a primeira vez de parceria com o Mexa-se e que, realmente, foi um sucesso. Chegamos a esse 14 de setembro com a sensação de dever cumprido. Mais uma vez, enaltecer a prefeita Rosana Martinelli que nos deu total apoio para que realizássemos a 28ª edição dos Jogos Olímpicos com maestria", afirmou o gestor.

Para o professor Mário Sugizaki, coordenador do Mexa-se, o saldo apresenta-se como positivo. "A participação foi muito positiva e, para nós, estarmos fazendo parte dessa programação esportiva em comemoração ao aniversário de Sinop sempre é muito importante", frisou o educador da Universidade Federal de Mato Grosso.

Nas palavras de Sugizaki, o Mexa-se supera os limites de uma simples competição voltada à consagrar vitoriosos e medalhistas, mas, sim, ir além. "O propósito do Mexa-se é a conscientização da importância de a pessoa praticar alguma atividade física e essa é uma forma de incentivarmos as pessoas. A gente vê aqui crianças, famílias, pais vindo com as crianças e, para nós, é o que importa. O mais importante não são aqueles que vão ganhar, mas podermos trazer para a sociedade uma atividade gratuita e de qualidade", reforçou.

A prova contou com a participação de pessoas de outros municípios e que cumpriram o trajeto de cinco quilômetros entre a área externa do Centro de Eventos Dante de Oliveira, a avenida Alexandre Ferronato e a área interna da UFMT Sinop. Primeira colocada no feminino geral, a veterana das corridas de rua Ivone Bassegio celebrou o resultado e a integração entre os atletas. "Não imaginei que chegaria em primeiro porque venho de uma ultra-maratona de 100 quilômetros em Belo Horizonte, onde fui campeã. Amo essa cidade que me acolheu e essa vitória é para todos os sinopenses que moram aqui, especialmente, minha filha Maria Laura. Estão de parabéns e a organização está maravilhosa", expressou Ivone.  

Palavras também reforçadas pela vice-campeã geral feminina, Ana Gimenez, que reitera a importância do esporte à saúde humana. "Não é uma competição, é uma integração, uma festa da comunidade, da cidade e aqui estamos passando a mensagem para todos de vida saudável, de exercício. Vamos, gente. Mexam-se! Venham participar, pois essa é a ideia: estar saudável e viver bem em sociedade", expressou a corredora. Alair Muniz foi a terceira colocada no geral feminino

A corrida e caminhada Mexa-se foi disputada na prova de 5 km, sendo o participante inscritos nas categorias masculino – Geral, menor de 30 anos, de 30 a 50 anos e mais de 50 anos - e feminino - também Geral, menor de 30 anos, de 30 a 50 anos e mais de 50 anos. No grupo dos homens, a categoria geral foi dominada pelos atletas da Associação dos Corredores de Rua de Lucas do Rio Verde (ARCORR) e que faturaram as três primeiras posições: Diego Guimarães campeão, Ozeas Rodrigues vice-campeão e Eliseu Santos Silva em terceiro.

 

Celebra Sinop
Durante as comemorações de aniversário do município, uma série de atividades será realizada na cidade. Contempla desde inauguração de obras, visitas e demais eventos preparados pela Prefeitura de Sinop e parceiros, com intuito de contemplar a população com uma vasta programação. Na parte cultural, gastronômica e de entretenimento, as atividades ocorrem no Dante de Oliveira. Na quinta-feira, dia 12 de setembro, foi realizado o show com o Padre Antônio Maria, a Festa das Nações e o Musicanto. Também no dia 14/09, no fechamento da Marcha para Jesus, o Celebra Sinop recebe o show nacional com Israel Salazar e pregação com o pastor Gustavo Paiva. A entrada é franca e as atividades podem ser acompanhadas gratuitamente. A realização é da Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara de Vereadores, Governo de Mato Grosso, Grupo Sinop e Unimed Norte de Mato Grosso.