Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 15:32

PORTAL DO AGRONEGÓCIO

Sinop reafirma condição de cidade polo ao sediar Fórum Regional de Turismo e Desenvolvimento

16 de Julho de 2019 ás 08h 09min, por Suzana Machado
Foto por Assessoria

Sinop reuniu no último sábado (13), representantes de oito municípios como prefeitos, secretários e servidores municipais para discutir o turismo da região no 1º Fórum Regional de Turismo e Desenvolvimento de Sinop e o IV Fórum Regional do Portal do Agronegócio. O evento foi um marco para este segmento, com a criação da Associação Turística do Portal do Agronegócio, com sede em Sinop. O evento contou com importantes nomes que ministraram palestras para reforçar o papel do turismo como fonte de desenvolvimento do norte do Estado.

A prefeita Rosana Martinelli esteve presente no evento e destacou a importância de Sinop no cenário regional. "É importante este fórum, porque consolida a potencialidade da nossa região tanto no turismo quanto no agronegócio, que são fontes de desenvolvimento e de riqueza. É necessário este trabalho em conjunto com os outros municípios, fortalecendo e se organizando para que atraia muitas empresas no setor turístico", ressaltou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, César Miranda, pontuou que o grande desafio da região é a logística. No entanto, o Estado tem buscado iniciativas para solucionar este problema. "O grande gargalo é a logística. Existe uma expectativa muito boa e que estão em andamento vários projetos, que eu diria ser uma realidade, como a Ferrogrão, por exemplo. A gente resolvendo a questão de logística e tendo incentivo fiscal para que a indústria venha, vai trazer desenvolvimento e agregar valor aos produtos primários, gerar empregos", garantiu.

O palestrante Romão Viana parabenizou o município pela iniciativa de trazer ao debate conceitos inovadores de gestão e excelência, como os praticados pela Disney. "Sinop está sempre na vanguarda e à frente, criando ondas. E essa é uma onda muito interessante que o poder público vem trazendo para Sinop e também para a macrorregião, liderando esse processo de gestão, de excelência, de eficiência e, como disse, um degrau a mais nesta cadeia da economia. Não é produto, não são commodities, e nem de serviços. São as experiências memoráveis que agregam valor e, sobretudo, fazem com que as pessoas retornem. O que queremos é acolher, mas também acolher pela segunda vez, uma possibilidade de investimento, de turismo e assim por diante", enfatizou.

Para a turismóloga da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, o momento agora é para políticos e gestores se dedicarem a direcionar seu foco de atuação e investimento em áreas que tem ligação com a atividade turística. "Esse é o momento de discutir metas, planejar essa movimentação de pessoas com a disponibilidade de novas rotas aéreas, facilidades na compra de passagens, informações sobre os destinos disponíveis, propostas de entretenimento e negócios. Precisamos destacar o que cada município tem para oferecer e trabalhar roteiros, dar destaque para nossa região".

Integram a Região Turística do Portal do Agronegócio além de Sinop, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Tapurah, Cláudia, Feliz Natal e Santa Carmem.