Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Abril de 2024 - 09:54

SEDEC organiza Dia de Campo em assentamento

SEDEC organiza Dia de Campo em assentamento

24 de Outubro de 2019 ás 19h 52min, por Andressa Amaral
Foto por Assessoria

A interação entre instituição de ensino e produtores rurais visa, através de novos conhecimentos, a melhoria da produção. Foi como este objetivo que mais de 60 alunos do curso de zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) saíram da sala de aula e percorreram quase 90 quilômetros até a Gleba Mercedes para conhecer a realidade da agricultura familiar na prática. O Dia de Campo contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC).


Serão objetos de estudo seis propriedades rurais com produções distintas, como leite, suinocultura, piscicultura, avicultura, apicultura e rotatividade de pasto. Para o zootecnista Luis Paulo Alves, a parceria entre poder público e instituição de ensino vai beneficiar ainda mais os produtores rurais.  


"Quando a professora Lorena e professor Maicon me procuraram, pude perceber a importância da faculdade em ajudar os produtores e também poder contribuir de alguma forma com o conhecimento dos alunos. Além de praticar o que foi visto na teoria, é uma oportunidade para conhecer todos os gargalos e potenciais da Gleba Mercedes 5. Os alunos farão um projeto de como melhorar ainda mais a produção destes produtores visitados. São propriedades distintas e com produções variadas e todos receberam atendimento da SEDEC,  seja através da inseminação artificial, manejo de gado leiteiro, construção de tanque para peixes, vacinações, cursos, etc. Eu acho que é um tripé muito importante, a parceria entre a SEDEC, a UFMT e o produtor. Isso que está acontecendo hoje nada mais é do que um reflexo do trabalho contínuo de assistência técnica da SEDEC", enfatizou.


De acordo com o coordenador do curso, o professor doutor Maicon Sbardella, os estudantes vão levantar as necessidades, elaborar as possíveis melhorias e devolver os resultados com as propostas para os produtores rurais. Uma maneira de retribuir com a sociedade. "A gente tem trabalhado com diferentes linhas dentro do curso e entendemos que uma das necessidades é levar os alunos para o campo a fim de identificar o dia a dia da propriedade rural, voltar para a universidade com os problemas para a gente discutir a parte técnica e retornar, trazer alguma coisa efetiva para esses produtores que abriram a propriedade para a gente visitar. É o piloto que estamos fazendo agora e queremos ampliar este projeto. Assim, teremos o treinamento e o engajamento dos alunos, no entanto, fazer uma devolutiva para a sociedade, enquanto universidade, como levar tecnologia para o campo e outras coisas que possam melhorar a produção", explicou.


A SEDEC presta assistência técnica gratuita e integral às 500 propriedades rurais da Gleba Mercedes 5, através do servidor, o zootecnista Luis Paulo Alves dos Santos que reside no local.