Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 06:35

PARCERIA

Prefeitura formaliza autorização de uso de Viveiro para atividades de escotismo

22 de Outubro de 2019 ás 16h 01min, por Da Redação com Assessoria
Foto por ADEMIR SPECHT

A Prefeitura de Sinop e o Grupo Escoteiro Urubitinga 18 MT formalizaram, na manhã desta terça-feira, 22, a assinatura do termo de autorização de uso do viveiro municipal Roque Canelli para a realização de atividades ligadas ao escotismo. O ato se deu durante agenda entre o prefeito em exercício, Gilson de Oliveira, com o diretor de Métodos Educativos, Paul Bruning, o presidente Rodrigo Colucci e o diretor Administrativo Wilberto Weizennann.

O documento apresenta prazo de cinco anos, a contar de sua assinatura, podendo ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos, conforme entendimento entre as partes. Conforme Gilson de Oliveira, com o termo a gestão reafirma seu compromisso em apoiar as instituições que desenvolvem trabalhos diretamente ligados às crianças e adolescentes, reforçando a formação humana e social.

"Desde quando assumimos a Prefeitura, a prefeita Rosana e eu temos priorizado parcerias com entidades que beneficiam, especialmente, crianças em Sinop. Essa vai favorecer o Grupo de Escoteiros e que, agora, tem tranquilidade para aumentar o número de adolescentes, de crianças atendidos. Hoje, eles atendem 54, mas o projeto visa de 70 até 100. É um grupo muito organizado e isso fortalecerá, também, o caráter das crianças que, realmente e com as atividades, vão criando uma independência própria", destaca o prefeito.


Em atividade desde outubro de 2016 em Sinop, o Grupo Escoteiros Urubitinga 18 MT conta com um total de 76 pessoas, incluindo adultos voluntários e que atuam em funções de formação, acompanhamento e mediação de atividades com crianças e adolescentes de diferentes idades. Diretor de Métodos Pedagógicos, Paul Bruning explica que o G.E. Urubitinga conta com uma alcateia mista, a "Sementes da Jangal", com quatro matilhas de lobinhos (crianças de 6 anos e meio até 11 anos), e a tropa mista "Águia Cinzenta" (crianças de 10 anos e meio aos 14 anos e meio), formada por quatro patrulhas de escoteiros.

Bruning lembra que a autorização de uso representa uma importante conquista à instituição. "É uma segurança para o funcionamento das atividades do Grupo esse apoio da Prefeitura", destaca Paul Bruning.

O Urubitinga 18 MT já utilizava, desde 2016, o espaço do viveiro municipal. "A Prefeitura já vinha cedendo esse local para nós desde 2016, mas não estava nada oficializado. Agora, com essa oficialização, conseguimos regulamentar alguns documentos que ainda faltam e fica com a segurança por, pelo menos, mais cinco anos", complementou o presidente Rodrigo Colucci.

 
Os encontros de escotismo ocorrem sempre aos sábados, das 15h às 17h. A participação no Grupo é aberta a quem tem interesse, mas está condicionada ao limite de vagas. Para conhecer o trabalho da instituição ou mesmo obter informações sobre "formas de participação", "ingresso", "voluntariado", entre outros pontos, basta contactar os responsáveis pelo telefone 66 99643-3290 (Rodrigo Colucci). Nas mídias sociais os endereços são os seguintes: Instagram: ge_urubitinga_18_mt; Facebook - geurubitinga18. 

O nome Urubitinga faz alusão à águia Urubitinga, uma das maiores aves de rapina encontradas no Brasil. 

ESCOTISMO

O Movimento Escoteiro foi fundado por Robert Baden Powell, em 1907.