Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 07:51

MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Sinop elabora lei para regulamentar atividade de condutor de turismo

10 de Dezembro de 2019 ás 07h 52min, por DA REDAÇÃO
Foto por Assessoria

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, elaborou o projeto de lei para regulamentação dos condutores de turismo no município de Sinop.  A iniciativa visa preparar pessoas para acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos em visita aos atrativos turísticos dentro do município e, assim, fomentar o turismo local. O projeto de lei será encaminhado para aprovação após o recesso da Câmara de Vereadores.

Com representantes de todas as áreas ligadas ao turismo, a participação do Conselho Municipal na elaboração do projeto de lei foi essencial para a democratização do processo. "O conselho de turismo tem a missão de incentivar e promover o turismo local, em todos os aspectos, com a participação da sociedade civil dos setores vinculados ao turismo, como agências de viagens, hotéis, entre outros. A regulamentação dos condutores de turismo é uma demanda importante, vista a necessidade de ter pessoas qualificadas para exercerem essa função", explicou Deraldo Campos, presidente do COMTUR.

Para o secretário da Sedec, Daniel Brolese, a lei vai proporcionar segurança tanto para o turista quanto para o condutor de turismo. "Regulamentar essa prestação de serviço vai oferecer segurança aos turistas, que serão acompanhados por uma pessoa responsável, que passou por capacitação e será cadastrado na nossa secretaria", informou.

A Prefeitura quer profissionalizar a mão de obra nesse setor e a criação de uma lei que especifique a atividade, formas de cadastramento e fiscalização, amparando quem já trabalha ou quer ingressar na atividade é fundamental. "Nós sabemos que o curso de guia é mais difícil de ser encontrado e tem uma carga horária maior, chegando a 900 horas, incluindo estágio, o de condutor chega a 160 horas, possibilitando a condução individual ou de grupos dentro do município" explicou a turismóloga Leidiane Viegas.

O apoio e orientação da Secretaria Adjunta de Turismo do Mato Grosso foi fundamental na elaboração da Lei e, após, a aprovação, a SEDEC fará o cadastramento de todas as pessoas que trabalham nesse ramo, bem como treinamento.