Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Abril de 2024 - 09:37

FORMAÇÃO DE BRIGADISTAS

Meio Ambiente monta equipes de brigadistas para atuarem no combate às queimadas

28 de Junho de 2021 ás 17h 04min, por Roneir Corrêa
Foto por Assessoria

O Corpo de Bombeiros concluiu na última sexta-feira (25) a capacitação para brigadistas de 14 servidores públicos, entre efetivos e reeducandos, que trabalham na unidade de conservação Parque Natural Municipal Florestal de Sinop, para atuarem no combate a incêndio nas áreas rurais e urbanas do município. O evento ocorreu no Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso).

Para facilitar o deslocamento e o rápido atendimento às ocorrências, a brigada urbana ficará sediada no Parque Florestal e atenderá focos de incêndio dentro do perímetro urbano. Já a brigada rural, estará sediada no Assentamento Gleba Mercedes e ficará à disposição das ocorrências nas áreas de chácaras, sítios e fazendas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que a pasta entrará com o fornecimento dos servidores capacitados, bem como a disponibilização do caminhão pipa, todo apoio logístico e fiscalização do que compete ao perímetro de trabalho da brigada urbana.

Já na brigada rural, a secretaria fornecerá também servidores capacitados para brigadistas, equipe do Departamento da Educação Ambiental e Fiscalização para o apoio fazendo a parte de conscientização. O Corpo de Bombeiros entrará com o combate ao incêndio e auxílio na fiscalização e conscientização. O curso de formação de brigadistas faz parte da programação do mês do meio ambiente deste ano.

O Governo do Estado de Mato Grosso, através do decreto 938/2021, antecipou para maio o início do período proibitivo de queimadas. A proibição segue até o mês de novembro desse ano. O período, historicamente, se dá de julho à outubro. A antecipação se deu na tentativa de evitar queimadas intensas como ocorridas no ano passado. Entretanto, a fase de execução das brigadas começa, efetivamente, no dia 01 de julho.

Desde o mês de abril, a Secretaria de Meio Ambiente de Sinop tem realizado notificações e orientações aos chacareiros e sitiantes da região, com a finalidade de os chamarem à responsabilidade de limpar as áreas e a realização de aceiros para evitar possíveis queimadas. Além disso, realizou a limpeza dos terrenos institucionais para também evitar queimadas.

A pasta aconselha os proprietários de terrenos particulares, que ainda não se atentaram, para que façam a limpeza de suas propriedades a fim de evitar focos de incêndios, haja vista que já estamos no período de seca.