Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 17 de Abril de 2024 - 22:37

PECUÁRIA MT

Circuito Nelore de Qualidade avaliará animais em Araputanga

15 de Junho de 2021 ás 15h 35min, por Da Redação
Foto por ASSESSORIA

Cerca de mil animais participarão da 3ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade de 2021 no município de Araputanga (337 km a oeste de Cuiabá), entre os dias 16 e 17 de junho. Esta é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. 

Segundo o presidente da Nelore Mato Grosso, Aldo Rezende Telles, o programa tem o objetivo de valorizar as boas práticas de produção e também mostrar a evolução da raça Nelore no país. "Araputanga é um polo relevante para a pecuária estadual e nacional, portanto, esperamos boa representatividade dos criadores da região oeste".  

 "Os pecuaristas mato-grossenses têm mais uma grande oportunidade de participar do maior campeonato de avaliação de carcaças do mundo, mostrando o alto nível de qualidade dos seus rebanhos. Mato Grosso é líder em rebanho e produção de carne bovina. Não poderíamos deixar de valorizar o estado com várias etapas do Circuito até o fim do ano", destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB. 

 Até o momento, estão programadas 36 etapas do Circuito Nelore de Qualidade em 2021. No total, são 11 estados participantes: Acre, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Os eventos serão realizados nas unidades da Friboi e Frisa nos estados. 

Em Mato Grosso, outras oito cidades receberão etapas em unidades da Friboi, entre elas estão: Alta Floresta, Colíder, Juara, Diamantino, Água Boa, Confresa, Barra do Garças e Pedra Preta. Pontes e Lacerda já recebeu uma das etapas no início do mês. "É importante destacar que o estado soma mais de 31 milhões de animais, dos quais mais de 80% Nelore ou "anelorado, representando mais de 14% do rebanho brasileiro", acrescenta Telles. 

Neste ano, o Circuito contará com mais um campeonato nacional: "Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado", com a participação de progênies de touros identificados. Além da Medalha Ouro Branco, que valoriza os lotes de fêmeas com até quatro dentes incisivos permanentes (d.i.p) e machos castrados com até dois d.i.p, com cobertura de gordura na carcaça mediana ou uniforme e peso de carcaça quente entre 16 e 25 arrobas. 

Contatos para inscrições - Para participar da etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Araputanga, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade da Friboi nos telefones: (65) 3211-2009/(65) 99242-0261 (Edinho), (65) 3211-2075/99618-2614 (Rodrigo) ou (65) 3211-2070 (Alex). Qualquer pecuarista pode participar com lotes a partir de 60 cabeças. 

Circuito Nelore de Qualidade - Realizado pela ACNB desde 1999, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.