Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 16 de Abril de 2024 - 07:11

SISE

Casa do Mel receberá selo do Serviço de Inspeção

10 de Julho de 2019 ás 14h 08min, por Da Redação com Assessoria
Foto por Assessoria

A apicultura é uma das atividades da agricultura familiar desenvolvidas na região de Sinop. Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), estão cadastradas mais de 60 famílias que trabalham com essa atividade, comercializando mel e pólen. Para beneficiar os apicultores, o Centro de Múltiplo Uso em Apicultura (Casa do Mel), em breve, vai entrar em funcionamento e processar até 200 toneladas de mel por ano.

A Cooperativa Agropecuária Mista de Produtores Rurais De Sinop (Coopernop), responsável pela gestão administrativa da Casa do Mel, está providenciando as últimas adequações para colocar o entreposto em funcionamento. A demora se deve a alterações documentais da cooperativa e ajustes na infraestrutura, a fim de atender as solicitações do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA). Assim que aprovado, o Centro de Múltiplo Uso em apicultura vai receber o selo do Serviço de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (SISE) e poderá comercializar os produtos para todo o Estado.

De acordo com o técnico agrícola da Sedec, Beno Kaiser, o entreposto do Mel vai possibilitar a ampliação da produção. "O serviço de inspeção vai certificar a produção, ou seja, os apicultores poderão vender seus produtos para o comércio local e exportar dentro do Estado. Atualmente, a comercialização ocorre de maneira informal e limitada. Quando entrar em funcionamento, a Casa do Mel vai, além de ampliar a base produtiva dos apicultores existentes, atrairá para o segmento novos produtores rurais", informou.

 A Casa do Mel é composta pelas áreas de recepção, processamento, estoque e expedição de mel e pólen. Todos os equipamentos já foram adquiridos com recursos oriundos da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).